Continuação de [ Jardins do Antigo Egito ]
Embora exista evidência do cultivo de plantas para fins alimentares desde há vários milénios, as primeiras referências conhecidas a jardins ornamentais encontram-se na decoração das monumentos funerários do
Egipto, datados de 1500 AC, onde se podem observar tanques com flores de lótus rodeadas por fileiras de acácias e palmeiras ACACIAAcacia é um antigo nome para um grupo de leguminosas (mesma família do feijão, soja, ervilha, amendoim e etc.) que foi recentemente dividido em cinco novos gêneros. Dois destes: Senegalia e Vachellia são os únicos com ocorrência registrada para o Brasil. Senegalia é o mais numeroso, com cerca de 40 espécies no país, enquanto Vachellia possui apenas duas espécies, sendo uma delas a mesma antigamente tratada por Acacia farnesiana, de ampla distribuição pelo mundo, mas provavelmente originária da América tropical.
Palmeira
Palmeira é o nome comum da Arecaceae, anteriormente conhecida como Palmae ou Palmaceae, a única família botânica da ordem Arecales. Pertencem a esta família plantas muito conhecidas, como o coqueiro e a tamareira, abrangendo cerca de 205 gêneros e 2.500 espécies. Se distribuem pelo mundo todo, mas estão centralizadas nas regiões tropicais e subtropicais
Olá!
ResponderExcluirMuito boa a idéia do blog. As plantas, principalmente, as decorativas passaram a ser apenas mais um produto de consumo, quando as pessoas compram em supermarcados e depois de alguns dias, descartam como um produto qualquer, as vezes ainda vivas, assim que perdem as flores.
Acho que hoje em dia não se tem mais “tempo” e paciência para cuidar de plantas e jardins, basta ver a pavimentação das áreas externas e dos quintais, o que ainda contribue para o excesso de água nas ruas durante as chuvas.
Tomara que o seu blog induza a uma reflexão sobre a a importancia das plantas ornamentais e, claro, das medicinais, e que as pessoas voltem a se dedicar a esta pratica tão útil como prazerosa.
Um grande abraço
Oi,Muita paz
ResponderExcluirObrigada pelo comentário
Eu sempre gostei de plantas,de todas as espécies
Agora pelas dificuldades da idade, fico restringida .
Cuido dos meus vasos e me realizo um pouco
Tive um quintal e ainda tenho(só não tenho a resistência para cuidar dele)
Tudo faz parte da vida
Se quizer saber dessa Historia é só acessar meu Blog Experiencias de uma Vida, aonde conto a nossa vida nesse jardim .
O link é
http://alcionesempre.blogspot.com/2010/03/ascencao-vida-e-declinio-de-um-jardim_7929.html
Sou seguidora do seu blog e encontro muita coisa interessante
Parabéns